Dicas: Mude o visual da sua parede com a pintura ou textura decorativa

Dicas

 

Mude o visual da sua parede com a pintura ou textura decorativa

Que tal dar um efeito diferente para a sua parede neste verão? Com a pintura ou a textura decorativa, você pode transformar a decoração da sua casa e sem gastar muito. O trabalho não é complicado, mas, de acordo com a diretora de marketing da Castor, Cristina Czarlinski, exige bom jogo de cintura e criatividade.
- Como são diversos os efeitos que podem ser obtidos tanto na pintura, como na textura, a complexidade do trabalho depende muito do tipo de efeito que se pretende alcançar. Mas, de forma geral, a textura decorativa envolve a preparação da parede para aplicação de uma massa específica e, portanto, pode se tornar um trabalho mais complexo, principalmente para os usuários leigos. As pinturas decorativas podem ser feitas diretamente em superfícies que já estejam pintadas, sem manchas, rachaduras ou sujeira.
Antes de iniciar o trabalho, é preciso preparar a superfície escolhida. A começar pela limpeza de partículas de gordura, poeira, além de mofo, graxa e sabão. Se a parede for nova, é preciso esperar que o cimento seque por no mínimo 30 dias. Depois disso, recomenda-se lixar a superfície para remover qualquer resíduo.

Textura decorativa ? No trabalho de texturização, é preciso usar uma massa no revestimento de paredes que pode ser lisa ou fabricada com grânulos de cristais de quartzo. Durante a sua aplicação, o usuário consegue obter diversos tipos de efeito, que variam em função da ferramenta utilizada.

Para uso com massa para textura destacamos:
- As espátulas lisas e dentadas com as quais é possível se fazer efeitos ranhurados e desenhos decorativos, tais como bambu estilizado, casca de árvore, fibra, juta, quadriculados, entre outros.
- A desempenadeira com abas facilita a realização dos efeitos espatulados.

- Os rolos de espuma texturização são excelentes para se obter o efeito chapiscado.
- As desempenadeiras plásticas brancas com base rugosa facilitam a remoção das pedrinhas em texturas para realização do efeito grafiato.

Pintura decorativa ? Para a pintura decorativa não é necessário nenhum tipo de massa especial. Os efeitos são conseguidos através da aplicação de tintas, glaze ou gel com ferramentas especiais.

Para uso em pinturas decorativas:
- Espuma redonda texturizada com a qual você faz efeitos esponjados, pontilhados, tramas e pátinas.
- Desempenadeira revestida de borracha é ideal para fazer espatulados com estas tintas especiais. Lembrando ainda que esta ferramenta é utilizada para fazer o efeito envelhecido em texturas decorativas prontas feitas com massa.
- Rolete de aço para efeitos jeans.