Dicas: Dicas para renovar a madeira

Dicas

 

Dicas para renovar a madeira

Repintar objetos de madeira do dia a dia pode ser uma tarefa simples e dar outra vida à decoração. O ?faça você mesmo? é uma opção cada vez mais usada pelas pessoas que querem transformar peças de forma divertida e econômica. Por isso, a Suvinil dá algumas dicas para modificar madeiras por meio da pintura.  
Para ambientes externos, mudar a cor dos portões, janelas e cercas pode ser um diferencial. Em áreas internas, as madeiras conseguem dar um toque diferente na decoração, a sugestão é destacar as portas, balcão da cozinha, armários e estantes com uma cor vibrante para uma decoração mais alegre e divertida.  
Passo a passo para pintar a madeira: 
Antes de iniciar a pintura, coloque roupas confortáveis. Opte por camisas de mangas compridas e não se esqueça dos óculos para proteger os olhos;  
Se a pintura for em um móvel, opte por fazê-la em um local arejado. Forre o chão com jornal, lona ou papel específico para proteger dos respingos;  
- Lixe a superfície respeitando o sentido dos veios da madeira, para que ela fique lisa e uniforme até que seja removida toda a tinta antiga ou brilho; 
Passe um pano úmido no material para retirar o pó após o lixamento; 
- Caso haja desnível na madeira, aplique com uma espátula o Suvinil Massa para Madeira para deixá-la uniforme;  
- Aguarde secar por 2 horas e aplique a segunda demão do produto;  
- Após o tempo de secagem de 4 horas, lixe a madeira; 
- Aplique uma demão do Suvinil Seca Rápido ? Esmalte Acetinado Base Água na cor desejada; 
- Após duas horas de intervalo, aplique a segunda demão e aguarde o tempo de secagem indicado na embalagem.   
Dica: para uma madeira nova, o indicado é utilizar o Suvinil Fundo Seca Rápido após a massa corrida. Esse procedimento melhora a absorção da tinta. Já para quem prefere um acabamento fosco pode optar pelo Suvinil Fundo Branco Fosco e finalizar a pintura com o Suvinil Cor e Proteção na cor desejada.  
Como aplicar as cores? 
A combinação de cores em um ambiente é definida de acordo com a sensação que se quer passar no cômodo, reforçando o estilo e personalidade do morador. Para os mais clássicos o indicado é usar tonalidades neutras, como o Allure ou Creme de Milho, que passam a sensação de suavidade.  
Para contrapor os tons neutros, a sugestão é combiná-los com cores terrosas ou vibrantes como o Telha Nova e Papoula. Usar variações dos mesmos tons também é uma ótima pedida. 
Para ajudar na escolha da tonalidade, a Suvinil oferece o kit Teste Sua Cor, que está disponível em duas ou quatro cores nas mais de 1.500 tonalidades do leque da marca. Para obter a cor desejada, é importante testar o tom no ambiente escolhido, observando-o nas três luzes do dia (manhã, tarde e noite).