Dicas: Como usar as cores para favorecer os ambientes

Dicas

As cores podem instigar as pessoas de diversas maneiras, até mesmo psicologicamente, estimulando sentimentos e sensações. Antes de definir a tonalidade que será aplicada no ambiente, é fundamental determinar a sensação que se quer transmitir, por exemplo, tranquilidade, conforto, aconchego, entre outras. A Suvinil, marca de tintas imobiliárias da BASF e líder no segmento premium, traz algumas dicas para ajudar na escolha do tom ideal de acordo com o objetivo do espaço a ser decorado.

Para quem busca transmitir calma, tranquilidade ou relaxamento no ambiente, a dica é optar por tons azuis ou verdes, que trazem essas sensações. Na simbologia, o verde é considerado uma cor equilibrada nos mais diversos aspectos. Entre o quente do vermelho e o frio do azul, o verde é fresco e agradável. Entre o seco do vermelho e o molhado do azul, o verde é úmido. Ele acalma e traz segurança. Contemplar o verde Água-marinha, por exemplo, nos permite ir além de nós mesmos e desenvolver a capacidade de tolerância em relação ao outro. 
Para quem busca uma atmosfera mais introspectiva e misteriosa, a sugestão é escolher um azul escuro, que ajuda inclusive na qualidade do sono, como o Escuridão. Já, quem deseja um ambiente neutro com a percepção de proximidade para receber diferentes estilos e personalidades, pode optar pelo tom Índigo Blue. Essa cor oferece infinitas possibilidades de expressão e combinações, pois é uma tonalidade de fácil  harmonização. Para transmitir relaxamento, a Suvinil indica a combinação do azul Estação das Chuvas e o cinza delicado Crômio. Essas tonalidades são rarefeitas, leves e se fundem uma na outra, complementando-se de forma fluida e sem ruídos.

Quem busca um ambiente aconchegante, a indicação é optar cores neutras ligeiramente coloridas, como o Choconhaque (um laranja queimado quase nude) e o Bombom de Licor (um marrom com fundo delicadamente avioletado). Tons terrosos com características mais queimadas e empoeiradas são uma ótima pedida para espaços acolhedores. Essas tonalidades nos lembram e nos aproximam de nossas origens, como Cortina de Teatro, um vermelho avioletado, que neste momento tão pertinente de busca por identidade, remonta a nossa história. 
Para os lugares mais agitados da casa ou onde o objetivo é receber os amigos e familiares, o ideal é adicionar pitadas de cores vibrantes. Essas tonalidades estimulam a criatividade e a comunicação, como o Azul-royal, o amarelo Mostarda Dijon, Vermelho-amor ou o verde Samambaia. Elas podem ser aplicadas em uma parede ou em móveis, como cadeiras e portas de armários. O importante na hora de decorar qualquer ambiente é escolher as tonalidades de acordo com os sentimentos que serão estimulados.

  • Cores: Estação das Chuvas e Crômio

Créditos: tapete Drugget na Botteh Handmade Rugs | mesa lateral Viki e banco Kork de Flávio Borsato e Maurício Lamosa no estudiobola | porcelanas coleção Símbolos de Nicole Toldi na Marché Art de Vie, Buffet Arianda de Julieta Castilho na Cremme |toalhas da Charada Conceito | Arandelas Tri de Matheus Ribeiro e Dan Zabuski para Projeto Feito | cuba de apoio L.105 arco duplo e misturadores de mesa linha Polo gold da Deca | espelho Prisma Umbra na loja MO.D

  • Cores: Cortina de Teatro e Telha Nova  

Créditos: cadeira Chita de Sérgio Matos na Marché Art de Vie | estante Floresta e mesa Cogumelo de Paulo Alves no Estúdio Paulo Alves | cadeiras Sud de Patrícia Lascano e luminárias Nature de Léo Brito na Cremme | tapete Kilim Losange Oriente Color da Botteh Handmade Rugs | Bugra de Indiana Marques, casal Bumba Meu Boi de Severino Luiz, Galinhas da Angola da comunidade local de MG, cesto Capim Dourado da comunidade local-TO, louças cerâmica da Associação de Artesãs de Campo Alegre-MG, descanso de panela em latex da Instituição Proloprobio-AC; todos da loja Paiol | acrílica sobre folha de coqueiro da Naia Ceschin | tapeçaria de parede Luíza Caldari e vaso Os Ferreiros na Collector55 | piso pronto Expama Cumaru Gold da Assoalhos Monet

Confira as tendências de cores no site da Suvinil.

Sobre a Suvinil
A Suvinil é a marca de tintas imobiliárias premium da  BASF e lidera a participação no segmento. A marca tem uma estratégia de negócio consistente, pautada em relacionamento com clientes, inovação e fortes investimentos. Adquirida em 1969 pela BASF, que entrava no ramo de tintas globalmente, a Suvinil possui mais de 50 anos de boas práticas, que resultaram numa completa linha de produtos constituída por látex PVA, acrílicos, esmaltes, vernizes, epóxi e complementos para pintura. Seu portfólio, produzido nas fábricas instaladas em São Bernardo do Campo (SP) e Jaboatão dos Guararapes (PE), atende todo o mercado nacional.
Sobre a BASF
Na BASF, nós transformamos a química para um futuro sustentável. Nós combinamos o sucesso econômico com a proteção ambiental e responsabilidade social. O Grupo BASF conta com aproximadamente 114 mil colaboradores que trabalham para contribuir com o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e países do mundo. Nosso portfólio é organizado em 5 segmentos: Químicos, Produtos de Performance, Materiais e Soluções Funcionais, Soluções para Agricultura e Petróleo e Gás. A BASF gerou vendas de mais de  58 bilhões em 2016. As ações da BASF são comercializadas no mercado de ações de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurich (AN). Para mais informações, acesse: www.basf.com.br.